O que é rede mesh e quais suas vantagens?
top of page

O que é rede mesh e quais suas vantagens?

A rede mesh é uma tecnologia que permite ampliar a cobertura e dar mais estabilidade na rede Wi-Fi. Com cada vez mais aparelhos conectados à internet – smartphones, notebooks, Smart TVs, videogames e outros eletrodomésticos – é fundamental ter uma conexão de qualidade em todos os cômodos da casa. Mas nem sempre isso é possível com um roteador wireless tradicional.


Mesmo que o plano contratado seja de alta velocidade, é comum que em alguns locais o sinal fique mais fraco. Isso acontece porque diversos outros fatores também impactam a conexão sem fio, por exemplo, as características dos ambientes, como tamanho, forma e materiais usados na construção e até mesmo na decoração e mobília, interferências causadas por outros equipamentos operando via wireless, o número de dispositivos e usuários conectados. Por isso a rede mesh é uma alternativa para ter alta qualidade de sinal em áreas maiores. Saiba tudo sobre esta solução neste post!


O que é rede mesh?


A rede mesh é uma tecnologia que permite criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais dispositivos, também chamados de módulos, que se comunicam entre si para formar uma rede única. Ela é uma tecnologia de ponta, que garante alta qualidade de conexão. Já é utilizada há muitos anos em ambientes específicos, como bases militares e grandes corporações, especialmente em países da Ásia e da Europa, além dos Estados Unidos. Agora, é acessível também para residências e pequenas empresas.


O próprio nome ajuda a compreender como esse sistema funciona: em inglês, “mesh” significa malha. É como se cada módulo fosse um nó, ou ponto de contato. Quando conectados uns aos outros, formam uma malha que cobre todo o ambiente, distribuindo o sinal de Wi-Fi.


Desta forma, a rede mesh permite eliminar as “zonas mortas” – aqueles pontos cegos da casa em que o sinal fica muito fraco ou não chega. Basta instalar os módulos em locais estratégicos para ter uma área de cobertura maior, com mais velocidade, conectividade e estabilidade. Por isso, a rede mesh é uma alternativa aos tradicionais roteadores e repetidores.


Roteadores Wi-Fi comuns x Rede Mesh: qual a diferença?


Quando se trata de conexão Wi-Fi, os roteadores wireless costumam ser a primeira opção para residências e pequenas empresas. Há equipamentos disponíveis no mercado que proporcionam uma boa área de cobertura e excelente qualidade de sinal. No entanto é comum que apenas um roteador não seja suficiente para atender espaços maiores ou com alta demanda de conexão, especialmente se eles não puderem ser posicionados no centro dos ambientes, aproveitando assim de forma melhor a cobertura Wi-Fi.







Muitos fatores influenciam o alcance e qualidade do sinal Wi-Fi de um roteador, por exemplo, tecnologia Wi-Fi suportada pelo roteador ou pelos dispositivos conectados à rede, local onde foi instalado, obstáculos como paredes e móveis, número de dispositivos e usuários conectados, etc. Por conta desses fatores, a qualidade da conexão varia bastante. Em geral, quanto mais distante do roteador, mais fraco e instável é o sinal.




A rede mesh funciona com um módulo atuando como roteador, conectado por cabo ao link de internet da rede do provedor ou operadora, com um ou mais módulos distribuídos pelos ambientes. A quantidade de módulos depende do tamanho do ambiente e área de cobertura desejada, mas são necessários pelo menos dois para criar o sistema mesh. Claro, é possível utilizar apenas um roteador (módulo) mesh para prover conexão Wi-Fi em um ambiente em que ele, sozinho, já seja suficiente. A vantagem nesse caso é que, se você precisar ampliar a área de cobertura de sua rede Wi-Fi, basta adquirir mais módulos e adicioná-los ao sistema.


Para contornar essa dificuldade, uma solução muito adotada é o repetidor. Trata-se de uma tecnologia mais simples que capta o sinal Wi-Fi propagado pelo roteador e atua como uma “ponte” no tráfego de dados, atingindo assim áreas mais afastadas. Ele é recomendado para resolver problemas pontuais em ambientes em que a velocidade não é um fator primordial. Isso porque cada repetidor adicionado pode reduzir em até 50% a velocidade da conexão.

Ao contrário dos repetidores, os módulos que compõem a rede mesh trabalham de forma inteligente e dinâmica. Eles distribuem o sinal uniformemente em todo o ambiente. Ao se locomover com um dispositivo conectado à rede – como um smartphone, por exemplo – o sistema seleciona automaticamente qual a melhor opção de conexão possível, garantindo sempre o máximo desempenho.



Como funciona o sistema de rede mesh?


Atualmente, a tecnologia mais utilizada em roteadores mesh é a Wi-Fi 5 com dual band (5 GHz e 2,4 GHz), porém também existem com Wi-Fi 4 e Wi-Fi 6. O sistema mesh cria uma única rede para as duas frequências, assim os dispositivos podem se conectar sempre no melhor sinal disponível, melhorando a experiência de navegação e garantindo a melhor conexão possível, sempre. No caso dos roteadores mesh da Intelbras (Twibi), eles seguem as especificações:



Gostou? Quer contratar uma Rede Mesh?


A TBN tem o plano mesh ideal para sua necessidade. Fale com um de nossos especialistas.



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page