Como funciona a Internet Fibra Ótica? Vantagens e Desvantagens

Como funciona a Internet Fibra Ótica? Vantagens e Desvantagens


A internet fibra ótica conta com velocidades ainda maiores de conexão, além de maior estabilidade em relação à conexão DSL. Veja como funciona a internet ótica.

Você já deve ter ouvido falar em internet por fibra ótica. Afinal, ela vem se popularizando com a ampliação da cobertura para cada vez mais cidades brasileiras, através dos provedores de banda larga. Mas, afinal, você sabe como funciona a internet fibra ótica?

Basicamente, nesse tipo de conexão os dados são transformados em luz e enviados através de cabos de fibra ótica. Essa tecnologia permite ao usuário navegar em uma internet mais rápida e mais estável. Nas linhas a seguir, saiba mais detalhes sobre como funciona a internet fibra ótica e conheça suas vantagens e desvantagens.



Como funciona a internet fibra ótica 





Os cabos de fibra ótica e capaz de levar conexão a locais mais distantes sem perda de qualidade ou instabilidade.

Isso porque a conexão de fibra ótica não usa eletricidade na transmissão, como acontece no caso da internet por fio de cobre. Na internet fibra ótica, o sinal é transformado em luz para então ser enviado através do cabo, sendo capaz de alcançar frequências muito maiores.

A fibra óptica a primeira vista, podem se parecer com um cabo de rede comum, já que também e revestida com plástico para proteger as camadas.


Vantagens e desvantagens da internet por fibra ótica 


Velocidade de transmissão de dados: Sendo muito superior à internet com cabeamento de cobre;

Distribuição do sinal: Limpo, sem falhas ou oscilações;

Menos interferências eletromagnéticas: Devido aos cabos serem feitos de vidro;

Maior área de cobertura: A degradação do sinal pelos cabos de fibra óptica só começa a ser percebida após 40 km, enquanto nos fios de cobre, isso se torna notável a partir de 100m.;

Resistência: Além de possuírem maior resistência a danos, possuem durabilidade muito maior, visto que, diferentemente do vidro, o cobre está sujeito a desgaste por conta de oxidação;

Proteção: Devido à interceptação do trânsito de dados ser muito mais difícil na fibra óptica, este modelo de conexão acaba possuindo muito mais segurança de rede.


Desvantagens:

isponibilidade: Um dos únicos problemas da internet de fibra óptica refere-se às operadoras, que simplesmente não conseguem disponibilizar este modelo em todas as áreas. Tendo isso em mente, é comum não estar disponível em sua rua, mas, sim, na rua vizinha.

Preço: Por motivos já esperados, sabemos que “não existe almoço grátis”, sendo assim, o valor da internet fibra óptica tende a ser maior do que a banda larga com cabeamento de cobre.

57 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
64 3051-6601

TBN Telecomunicações ltda - CPF/CNPJ: 24.875.044.0001/23
-Rua . José de Carvalho, 1261 Jataí, GO 75805-060 - turbonetsspjti@gmail.com - Telefone: (64) 3014-2215